quinta-feira, 21 de maio de 2015

Precisamos de recessão e mais impostos?

Ajustes orçamentários e fiscais
Nada mais covarde entre nações do que seus governantes optarem pelos cortes orçamentários em serviços essenciais de pessoas indefesas, aumento de impostos sobre gente incapaz de reagir, taxar produtos e insumos (água, luz, etc.) que geram sentimento de revolta contra terceiros e agradar aqueles que realmente mandam no país, nos estados e municípios, assim ganhando a simpatia de impérios que parece se eternizarem no comando da Humanidade, impérios que deixaram de ter bandeiras para governarem nas sombras de estados submissos, onde via de regra os trabalhadores ganham quirelas do que produzem (1) e não são respeitados (2).
De uma forma bovina vemos muitos parlamentares de esquerda, direita, centro, alto e baixo clero aplaudindo e aprovando mudanças contra o povo brasileiro, com raras e inesperadas exceções. Nesse ambiente que durante anos silenciou diante de prioridades supérfluas ou pequenas considerando o que acontecia por obra (em todos os sentidos) nossa e da Natureza agora se dizem surpresos, podem mentir em plenário? O que valia era garantir mídia e apoio a patrocinadores de campanha, aliás, preocupando esses políticos quando sentem que as regras de financiamento de campanhas eleitorais podem mudar, num esforço de reduzir o prestígio de empresas e grupos econômicos tradicionalmente imperantes nessa terra de gente inculta e ingênua.
No Paraná o GAECO mostra o outro aspecto possível (em investigação) de achaques a empresários para garantia de recursos para campanhas eleitorais (3), ou seja, pedágios malditos a favor de campanhas caríssimas, criando mais custos que o cidadão paga, pois em última instância tudo é repassado ao usuário ou consumidor de tudo o que usamos e consumimos.
Os ajustes fiscais tornaram-se inevitáveis, e agora? São realmente necessários?
Seriam inevitáveis ou o Governo com sua superestrutura de vigilância e cobrança de impostos poderia rapidamente mudar as regras dos impostos que cobra de forma extremamente complicada gerando serviços e mais despesas para exercitar seu poder de império? Terrorismo?
Vimos ontem (dia 21 de maio de 2015) a declaração do nosso deputado federal Sérgio Souza de que “Sérgio Souza: Falei ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, durante reunião da bancada do PMDB que o combate ao contrabando resolveria em quatro vezes o valor do ajuste fiscal com desoneração de folha de pagamento. Leia mais http://goo.gl/xqMbxL” no Facebook.  
Sabemos que muitos produtos exportados podem ser taxados pois são essenciais ao mundo exterior, mas a Lei Kandir (4) não é revogada.
A burocracia fiscal leva a uma perda colossal na rentabilidade das empresas e fôlego para investir [ (5), (6), (7), (8) etc.].
A corrupção talvez regrida após o Lava Jato se o formalismo infernal imperante no Poder Judiciário não atrapalhar.
Felizmente temos um pouco de humor e excelentes chargistas, um bom cartoon vale por um milhão de palavras [ (9), (10)], assim entre rezas, manifestações e risadas talvez o nosso povo aprenda a votar e pressionar governantes. Aliás, os professores estaduais do Paraná estão escrevendo sua história até com muito sangue para dizer que os eleitos precisam cumprir promessas e leis conquistadas com muitos anos de luta...
O que vemos a partir de governantes que sabiam o que teriam se eleitos e que mentiram descaradamente durante as campanhas eleitorais, elas sim, a verdadeira base que justificaria seus mandatos e não artigos de uma Constituição Federal construída para a viabilização deste cenário hipócrita que somos obrigados a ver e ouvir, mensagens feitas por marqueteiros caríssimos em horário nobre de sistemas de comunicação comercial, deveriam ser cláusula pétrea em nossa legislação eleitoral, viabilizando a cassação sumária de mandatos e novas eleições...
Nada mais vergonhoso, triste e assustador do que sentir que vamos para mais um período recessivo graças a um processo de desgoverno e capaz de entronizar reizinhos que sistematicamente desprezam o povo que precisa de Governo decente, eficaz e justo.
Cascaes
21.5.2015
1. Combate ao Trabalho Escravo. Organização Internacional do Trabalho - OIT. [Online] http://www.oit.org.br/sites/all/forced_labour/oit/faq/p1.php.
2. O que é Trabalho Decente. Organização Internacional do Trabalho - OIT. [Online] http://www.oitbrasil.org.br/content/o-que-e-trabalho-decente.
3. Diego Ribeiro, Fernanda Trisotto, Catarina Scortecci,. MP e Gaeco cumprem 15 mandados de prisão no PR e outros estados por sonegação fiscal. Gazeta do Povo. [Online] 7 de 5 de 2015. http://www.gazetadopovo.com.br/economia/mp-e-gaeco-cumprem-15-mandados-de-prisao-no-pr-e-outros-estados-por-sonegacao-fiscal-2f2xmhs9wp1hirowsq6a89ml0.
4. Lei Kandir. Wikipédia, a enciclopédia livre. [Online] [Citado em: 5 de 5 de 2015.] http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Kandir.
5. Korontai, Thoma. A importância da Reforma Fiscal e a proposta do Partido Federalista . o EMPREENDEDORISMO NO BRASIL . [Online] 16 de 5 de 2015. http://micro-e-pequeno-empreendedor.blogspot.com.br/2015/05/a-importancia-da-reforma-fiscal-e.html.
6. Veras, Vanildo. Os 10 passos para colocar em pratica um planejamento tributário em 2015. Contábeis - o portal da profissão contábil. [Online] 6 de 1 de 2015. http://www.contabeis.com.br/noticias/21964/os-10-passos-para-colocar-em-pratica-um-planejamento-tributario-em-2015/.
7. Constantino, Rodrigo. RCB: República Cartorial do Brasil. Ou R$ 12 bilhões em papelada inútil . VEJA. [Online] 18 de 1 de 2014. http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/burocracia-2/rcb-republica-cartorial-do-brasil-ou-r-12-bilhoes-em-papelada-inutil/.
8. Comeli, Loriane. Organização age na Receita de Londrina há pelo menos 20 anos. Folha de Londrina. [Online] 25 de 4 de 2015. http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--851-20150425.






Nenhum comentário:

Postar um comentário