terça-feira, 5 de maio de 2015

O porrete financeiro e um pouco do desgoverno desses últimos anos

O império dos especuladores
O desgoverno federal propagado para os demais, principalmente entre aqueles que acreditavam em milagres, viabilizou um processo de especulação monumental na área de energia elétrica, por exemplo, gerando dívidas que poderiam ser muito menores se o modelo institucional existente não fosse o atual, feito para a gula de grupos espertos. Pior ainda, sendo o Setor Elétrico o que é agora as campanhas a favor da racionalização do uso da energia elétrica e um padrão operacional cauteloso (1) não aconteceram quando tudo indicava um período difícil (aumento de consumo, travamento de tarifas talvez atendendo grupos de pressão [ (2), (3), (4)], atraso de obras estruturais e estiagem). O que importava era a imagem de sucesso e a reeleição.
O Governo Federal empurrou contas acintosamente, vendendo até o campo de Libras (5), concessões (privatizações de aeroportos (6), exemplificando) etc.  
Como a privatização de estradas, portos, aeroportos etc. será paga? Mais taxas, empréstimos via BNDES, incentivos?
A Petrobras é um caso à parte. Corrupção ainda em tempo de investigações, incompetência suprema e mais uma vez a prevalência da demagogia demoliram uma empresa que parecia ressurgir dos seus tempos ruins. Note-se que no Conselho de Administração da Petrobras existiam pessoas aparentemente externas ao Governo, o que faziam?
Com a preocupação demagógica os preços dos combustíveis não foram corrigidos, o que poderia ter acontecido de forma estratégica. A Petrobras caiu de quatro diante de interferências maldosas?
Marqueteiros governaram a área energética.
O Brasil perdeu de 7 a 1 e a famosa Copa do Mundo trouxe muito menos do que anunciavam aqueles que faturavam com ela, fosse qual fosse o resultado aqui.
Vieram as eleições e mal terminaram os pacotes de ajustes desabaram sobre os brasileiros. Nessa onda governadores e prefeitos usaram e abusaram de ajustes fiscais e mudanças de rumos, as eleições estavam ganhas...
Em Brasília a mudança foi surpreendente, inacreditável e a pior, em termos de futuro, foi com certeza a reafirmação das lógicas monetaristas mais radicais (7), ou seja, no altar em que nosso povo será imolado, os manipuladores nacionais e internacionais do famoso “mercado” festejam o que provavelmente será o início de mais um longo período de ajustes aos seus interesses[1].
Com certeza o pesadelo não é pequeno. A mídia ao longo desses últimos anos desviou a atenção do povo brasileiro em relação aos seus grandes problemas. No Paraná estamos sentindo a versão paroquial desse inferno, algo que vem de longe (8), e felizmente aqui o povo se revolta contra questões que atingiram seus professores. Um tema direto, de fácil compreensão e tremendamente mal conduzido por seus políticos gerou uma reação absurdamente truculenta, avivando sentimentos de cidadania que pareciam adormecidos.
Estamos perplexos com tudo e com todos que nos representam.
Até onde mergulharemos nesse mar de incertezas criado por governantes perdidos e pessimamente assessorados?

Cascaes
5.5.2015
1. ILUMINA - Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Energético. [Online] http://ilumina.org.br/.
2. Fiesp lança campanha “Energia a preço justo”. FIESP. [Online] 18 de 8 de 2011. http://www.ciesp.com.br/noticias/fiesp-lanca-campanha-energia-a-preco-justo/.
3. Dilma anuncia redução ainda maior na tarifa de energia. FIESP. [Online] 24 de 1 de 2013. http://www.fiesp.com.br/noticias/dilma-anuncia-reducao-ainda-maior-na-tarifa-de-energia/.
4. Vídeo: Dilma reconhece pioneirismo da Fiesp na luta pela redução das tarifas de energia. FIESP. [Online] http://www.fiesp.com.br/multimidia/video-dilma-reconhece-pioneirismo-da-fiesp-na-luta-pela-reducao-das-tarifas-de-energia/.
5. Por que a pressa no leilão do campo de Libra? Alerta em rede. [Online] 19 de 7 de 2013. http://www.alerta.inf.br/por-que-a-pressa-no-leilao-do-campo-de-libra/.
6. DOCA, GERALDA. Em 2015, plano é privatizar 3 aeroportos. O Globo. [Online] 2014, 18 de 9. http://oglobo.globo.com/economia/infraestrutura/em-2015-plano-privatizar-3-aeroportos-13970351.
7. TURINO, CÉLIO. Elementos para uma nova política econômica. OUTRASPALAVRAS. [Online] 5 de 5 de 2015. http://outraspalavras.net/brasil/elementos-para-uma-nova-politica-economica/.
8. Cascaes, João Carlos. Eles lutam por todos nós. Quixotando. [Online] 5 de 5 de 2015. http://www.joaocarloscascaes.com/2015/05/eles-lutam-por-todos-nos.html.





[1] ...Apesar do colossal esforço a que nós brasileiros estamos submetidos, com cortes no seguro desemprego, pensões e aposentadorias, com redução nos orçamentos da Educação, Saúde e Cultura e a quase paralisia em investimentos públicos, ao final deste ano estaremos ainda mais endividados. (1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário